Estudo da Célula – 23/08/2021

 Tema: “Renovação é para Você”

 Textos bíblicos: Isaías 40.28-31 e 61.1-3

 Quebra-gelo: Pense um pouco: O que é que mais te cansa e te traz desgaste?

 Introdução

         Vivemos um tempo em que as pessoas parecem viver cansadas e extremamente sobrecarregadas. Parece que estão sempre cansadas, sempre com muitos compromissos, atividades e responsabilidades, não conseguem descansar direito. Você já se sentiu ou anda sentindo-se assim? O que podemos fazer quando isso nos acontece? O que pode nos trazer renovação?

Os textos de Isaías 40 e 61 falam de situações que precisamos lidar diariamente e nos oferecem claramente uma forma de lidarmos com elas sem que o desgaste e o cansaço nos destruam.

Se quisermos ter descanso e renovação:

 1.   Precisamos ir até a fonte de descanso (Isaias 40.28-31).

São muitas as situações na vida que trarão desgaste e cansaço, e elas chegam sem avisar. Não temos como prever quando enfrentaremos uma adversidade que nos trará cansaço, mas podemos e devemos planejar estar no lugar de descanso. Se precisa de descanso e renovação busque a presença de Deus. A Bíblia ensina que Ele dá força ao cansado e multiplica as forças ao que não tem mais vigor. Se você deseja se fortalecer e se manter fortalecido então planeje buscar a presença de Deus todos os dias, organize a sua vida para estar recebendo renovação diária de Deus e nele.

 2.   Precisamos esperar no Senhor (Isaias 40.31).

Muitos até começam buscar a Deus, mas não perseveram, deixam a sua ansiedade por não verem suas lutas resolvidas rapidamente, se deixam vencer pelo cansaço e não permanecem buscando a Deus. Em Juízes 8.4 aprendemos com Gideão e seu pequeno exército, que após uma intensa batalhe, passaram a persegui o grande e terrível exército dos midianitas, o texto diz: que estavam cansados, mas ainda perseguindo. Não se deixaram vencer pelo cansaço (quer desgaste ou esgotamento…). Quer renovação do ânimo, da alegria, da unção de Deus sobre sua vida? Espere em Deus. Espere a direção de Deus. Os que esperam nele renovam as forças.

 3.   Precisamos confiar em Deus. (Isaias 61.1-3)

No capítulo 61 o profeta Isaias inicia o capítulo afirmando que o Espírito Santo está sobre nós. Podemos entender algumas coisas dessa afirmação do Profeta: 1) Existe um propósito de Deus para as nossas vidas que é muito maior do que imaginamos muito maior do que a correria diária que realizamos, o propósito é que sejamos abençoadores. 2) Para cumprir o propósito de Deus precisamos estar cheio do Espírito Santo porque Ele, o Senhor, é fonte de toda benção.

Em Isaias 40.31 temos a afirmação de que os que confiam e esperam em Deus renovarão as suas forças, sobem a lugares mais altos, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam, isto é, Deus faz com que vençam e sejam abençoadores. Você quer que todas as promessas de Deus se tornem verdade em sua vida? Então se consagre e se encha da presença dele agora e a cada novo dia, hoje – sempre, faça isso continuamente.

Conclusão

Você precisa de renovação, de bom ânimo e de esperança? Esteja disposto em buscar a Deus e confiar Nele permanentemente. Vamos orar com este propósito. Jesus deseja nos dar poder para sermos testemunhas Dele. Você quer ser uma testemunha de Jesus? Quer fazer a vontade do Senhor? Quer receber poder para isso? Então peça que Deus te dê o Espírito Santo. Quer isso? O que você acha de fazermos um propósito com Deus até que todos estejam cheios do Espírito Santo, até que todos tenham recebido o poder do Espírito Santo para tornar-se uma testemunha nas mãos do Senhor?

Orar…

 

Publicar um comentário